Há pouco observando um jovem se utilizando de uma palito aos dentes, resolvi colocar algo relacionado aqui. Você utiliza palitos para limpar os dentes? Você está fazendo isso muuuuuuuito errado!
Palitar os dentes é um hábito pré-histórico. É um hábito tão antigo quanto a própria humanidade. A Palentologista norte-americana Leslea Jane Hulsko, em uma de suas pesquisas, conseguiu provar analisando um dente com idade estimadada em 1,8 milhões de anos, que naquela época já se usava pedaços de plantas curvas e talos de gramíneas para limpar os dentes ou aliviar algum incômodo na boca.
Além de ir contra as regras básicas de etiqueta, palitar os dentes pode ser muito prejudicial para a sua saúde oral. Ao mesmo tempo, o palitinho não é indicado, por várias razões: uma delas é que ele dá a falsa sensação de limpeza e jamais substituirá o fio dental na limpeza dos dentes. Sabemos que ele remove sim, pedaços maiores de comida, mas ele não remove a placa bacteriana. Além disso, sua forma pontiaguda e grosseira machuca as gengivas, gerando inflamação constante.
O palito não é indicado para limpar as interproximais dos dentes porque a anatomia desta região é triangular e não arredondada, o que faz com que ao longo dos anos ocorra um desgaste do dente por essa diferença de anatomia, levando à sensibilidade e mudança do formato da região. Se você tem restaurações, provisórias ou próteses, então esqueça, já que um palito na direção certa pode causar um estrago enorme.
Portanto, utilize fio ou fita dental sempre. Palitinho, nunca!