terça-feira, 17 de julho de 2018

Implante Dentário: Mitos e Verdades.

Boa noite meus queridos!
Hoje conversei com um grupo de pacientes sobre um assunto muito solicitado no meu consultório qual participei no FGM NEWS: IMPLANTE DENTÁRIO.
A conversa fluiu por tanto tempo que resolvi postar sobre algumas dúvidas recebidas hoje. Então, lá vai!
Dra Thaís, o que é implante dentário? 
Bem... implante dentário é um procedimento realizado através da utilização de pinos de titânio que são introduzidos no osso da arcada dentária, passando a funcionar como uma “raiz artificial”, onde poderão ser fixados diferentes tipos de próteses dentárias, desde um único dente ou vários. O pino de titânio adere firmemente ao osso tornando-se parte integrante deste.

Dra Thaís, você faz o implante sem nenhum corte, como vi na TV.
Sim! Mas a denominação usada na TV é equivocada. Isto é MITO! A verdade é que existe uma técnica que passou a ser chamada por alguns de “Implantes sem cortes”, porque o procedimento não faz cortes exploratórios na gengiva, é bem menos invasivo. Mas é feito sim um corte muito pequeno e totalmente indolor, por onde passará o implante. Nesta técnica, toda a cirurgia é montada antecipadamente no computador através de uma tomografia 3D da arcada dentária do paciente e softwares específicos. O planejamento prévio diminui as chances de erro e evita que o cirurgião corte a gengiva do paciente para examinar o osso e escolher os locais para a perfuração e a colocação do implante. Uma vez planejado no computador, a cirurgia é tão simples quanto escovar os dentes 

Dra Thaís, tenho 25 anos e perdi 2 dentes. Somente idosos podem ter implantes, certo? Para mim tem solução?
Implante só para idosos é mais um MITO. E sim, seu caso tem solução. E muito simples. Implante é uma opção viável para qualquer pessoa acima de 17 anos (momento em que termina o processo de formação dos ossos da face), que não tenha problemas de saúde e que tenha perdido algum dente.

Dra Thaís, uso dentadura há mais de 20 anos. Mas ouvi dizer que posso substituir minha velha dentadura por um implante perfeito. É verdade?
VERDADE! Pacientes usuários de dentaduras podem optar pela instalação de implantes, deixando de usar uma prótese removível, passando a ter uma prótese fixa. É uma beleza!

Dra Thaís, perdi um dente faz um ano. Meu dentista informou que após a perda do dente, um implante deve ser colocado o mais rápido possível, ou terei outros problemas. Não entendi direito...
VERDADE! Como consequência da falta do dente, com o passar do tempo, o osso sofre um processo de reabsorção fisiológica que pode prejudicar e até inviabilizar a colocação da nova raiz ou pode ser necessário a realização de um enxerto ósseo. Neste caso, a avaliação para um implante deve ser considerada para o quanto antes.

Dra Thaís, li algo sobre implante e fui em busca de informações. Me disseram que meu organismo pode rejeitar o implante, e não há garantias. O que me diz?
Isso é MITO também! Os implantes são feitos de titânio, material que possui compatibilidade biológica com o tecido ósseo. Geralmente a perda de um implante se dá por processo infeccioso ou por má qualidade óssea. Se você está bem amparado por qualificado cirurgião, fique tranquilo. É sucesso certo!

Dra Thaís, por favor, não me identifique. Em cima não tenho mais nenhum dente natural, uso dentadura. Embaixo tenho 4 dentes, e dentadura também. É verdade que se eu fizer o implante de todos os dentes, posso me livrar destas próteses que eu uso?
VERDADE! É possível colocar todos os dentes, todos mesmo! com apenas quatro implantes! É a avaliação do cirurgião-dentista que vai definir a opção mais indicada. Fica perfeito. E está ao alcance de todos.

E aí? Vamos marcar para você uma avaliação com nosso implantista? Você tem alguma dúvida? Fale comigo. Escreva nos comentários, ou passe um Zap. Será uma honra atender você.
21-970204151.

Acesse nosso Facebook:
www.facebook.com/drathaisperrout

Bjs da Drªa Thaís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande sua mensagem para a Drª Thaís.