Reconheça e trate os sintomas da doença periodontal.
Periodontite é a inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes.
Dito de forma simples, a prevenção é o melhor tratamento da doença periodontal. Para solucionar os problemas dentais antes que se agravem, é conveniente adotar o hábito de controlar a boca diariamente, como parte da rotina geral de cuidado da saúde dental. Procure mudanças na cor e no aspecto dos dentes, das gengivas, da língua e dos tecidos gengivais.
Muitas pessoas com doença leve das gengivas não apresentam nenhum sintoma, mas se você observar qualquer diferença em relação à boca ou os dentes, assegure-se de informar ao seu dentista. Os possíveis signos de doença periodontal incluem sensibilidade dental, dor ao mastigar, gengivas vermelhas ou sangrantes, e mau hálito. Se você tiver doença periodontal, o tratamento variará segundo a gravidade da infecção. O tratamento da doença periodontal grave pode incluir um procedimento de limpeza profunda denominado raspagem e uma escovação da raiz, na qual o higienista dental ou dentista elimina o sarro por cima e por baixo da linha da gengiva e alisa os pontos ásperos das raízes dentais, onde costumam acumular-se bactérias causadoras da placa.
Assegure-se de seguir as instruções de seu higienista dental ou dentista para o cuidado oral regular em sua casa, a fim de obter o máximo benefício do tratamento da doença periodontal. Isso implica escovação de dentes três vezes por dia e uso diário de fio dental, além de consultas regulares ao dentista para o acompanhamento e a limpeza profissional. Se você tiver problemas para seguir uma rotina regular de cuidado oral, peça ao seu higienista dental ou dentista que lhe recomende produtos que facilitem a rotina, por exemplo uma escova de dente elétrica ou fio dental pré-medido.
Assegure-se de continuar o controle diário da boca, a fim de detectar qualquer signo de recorrência da infecção.
Tenham um bom dia! E se precisar, faça-nos uma visita!